domingo, 31 de março de 2013

Caminhadas 2013

Como já vem sido habito desde 2010, vamos voltar com as nossas caminhadas!

Aqui fica o calendário ( sujeito a alterações )

Sábado, dia 13 de Abril - Caminhada pelas aldeias de Sintra


Parte deste percurso decorre em território classificado como Parque Natural e incluido na Rede Natura 2000.
Percorre a Terra Saloia - mosaico diversificado de pinhais, pomares, hortas, searas, vinhas e prados, em pequenas parcelas separadas por muros.Subsistem muitos elementos tradicionais da paisagem rural - azenhas, moinhos, casais saloios, muros de "pedra seca" e vestígios de ocupação antiga - via e ponte romanas. Dependentes da agricultura encontram-se algumas espécies ameaçadas de fauna e flora.

Pontos de interesse: Ponte romana, moinho, azenha, Sº João das Lampa, Assafora




Na pequena povoação de Catribana, perdida na margem direita da Ribeira de Bolelas, lá para os lados de Assafora, podemos observar raros vestígios de vias romanas na nossa região.

São os “restos mortais” de uma ponte e um pequeno troço de calçada do século III d.C. que, para a ocupação romana da região, podem considerar-se tardios. Dariam acesso a uma “villa” agrícola romana, situada no topo da colina imediatamente a Sul, conhecida pelo nome de “Castelo da Catribanc”.
Sondagens arqueológicas revelaram restos de pavimentos em mosaicos e alguns fragmentos de cerâmica. A curiosa ponte é em chamado “cavalete”, cujas aduelas são romanas tardias.
Tanto a calçada, já bastante danificada, como a ponte são monumentos classificados embora, também, abandonados.
A povoação é antiga e o seu nome era Catribanc, cuja origem está em Catarivanc, que muito provavelmente significava ponte na época muçulmana (sem o artigo “al”, como alcantara – ponte, viaduto ou aqueduto).


Ponto de Partida / Ponto de Chegada: Largo do Coreto em S. João das Lampas
Extensão : 15 km
Duração : 3:00h
Dificuldade : média. Algum desnível
Hora de partida 9:00
Seguro, água e abastecimento incluídos
valor: 5 euros

Domingo, dia 28 de Abril - Caminhada pela Foz do Lizandro

Caminhada pela Foz do LizandroVamos explorar a magnífica Foz do Lizandro que nos reserva paisagens verdejantes e arribas junto ao mar. A nossa caminhada inicia-se na praia de São Julião, passando pela Ermida com o mesmo nome. Neste local pode ver-se um pequeno aglomerado de casas de pescadores caiadas de branco com barra azul. Prosseguiremos junto às falésias, sempre com vista sobre o oceano e tendo a Ericeira como cenário de fundo. O nosso trilho vai conduzir-nos até à Foz do Lizandro, onde acompanharemos o curso de água pelo meio de uma encosta. Atravessamos o rio por uma ponte e passaremos junto de campos agrícolas, onde se podem ver uma sucessão de terrenos cultivados. Estas hortas da zona saloia fornecem muitos dos mercados da área da grande Lisboa. Subiremos em direcção à Carvoeira onde temos magníficas vistas sobre todo o vale e daí retomaremos o nosso percurso de regresso.


Ponto de Partida / Ponto de Chegada:  Praia de Sº Julião

Extensão : 15 km
Duração : 3:00
Dificuldade : fácil a moderada
Hora de partida 9:00
Seguro, água e abastecimento incluídos
valor: 5 euros


Sábado, dia 27 de Abril - Pelas arribas das Praias de Sintra I




Percorremos trilhos de pescadores ao longo das arribas em da praia do Magoito em direcção à praia da Vigia  sempre na linha do horizonte, sempre  ver o mar. Vamos poder observar o voo de inúmeras espécies que aqui habitam, recordar um respirar profundo e libertador, e sentir a liberdade que é podermos escolher estar ali naquele momento único. 






Ponto de Partida / Ponto de Chegada:  Praia do Magoito

Extensão : 15 km
Duração : 3:00
Dificuldade : média. Algum desnível
Hora de partida 9:00
Seguro, água e abastecimento incluídos
valor: 5 euros



Domingo, dia 12 de Maio - Colares ( com almoço incluído )

Este percurso decorre em território classificado como Parque Natural, inserido no Sítio de Importância Comunitária Sintra - Cascais, no âmbito da Rede Natura 2000.

Inicia-se junto da Adega Regional de Colares, atravessa o "Pinhal da Nazaré" e zonas onde ainda subsiste uma agricultura com numerosos elementos tradicionais como o "chão de areia" onde cresce a famosa casta Ramisco. Passa pelas Azenhas do Mar antiga aldeia de pescadores e pela capela circular de Janas.

Pontos de interesse: Adega Regional de Colares, Pinhal de Colares, Azenhas do Mar, Vinhas de Fontanelas, Capela de Janas

Visita à Adega regional de Colares ( ainda por confirmar )



Adega Regional de ColaresOs vinhos de Colares têm uma inimitável história desde a fundação da nacionalidade, perpetuada por várias personalidades, tais como, Eça de Queiroz ou Lord Byron. As cepas plantadas em zonas arenosas e marítimas necessitam de grandes cuidados no seu cultivo, obrigando a pequenas produções, trabalhadas manualmente. Para além de serem produzidos em condições de microclima muito especiais, estes vinhos são provenientes de castas autóctones como o Ramisco (Tinta) e a Malvasia de Colares (Branca), tão apreciados por alguns dos mais conceituados nomes da enologia Mundial. Esta conjunção de factores humanos e vitícolas contribui para que cada garrafa represente um património muito especial, autêntica peça de colecção.
A Região comemora 100 anos de Demarcação em 2008.

Em 1931 foi fundada a Adega Regional de Colares que actualmente reúne mais de 50% da produção da região e mais de 90% dos produtores. Esta Cooperativa exerce há 75 anos uma função social de grande importância na actividade agrícola da Região. Produz vinhos da Denominação de Origem Controlada de Colares, Regionais Estremadura e Vinhos de Mesa, adaptados a qualquer ocasião.

O edíficio actual é o original, imponente quando visto de fora e deslumbrante pela sua dimensão interior. No edíficio principal reune-se um grande conjunto de tóneis de enormes dimensões nos quais envelhecem os vinhos produzidos pela Adega.





Ponto de Partida / Ponto de Chegada: Estalagem de Colares

Extensão : 15 km
Duração : 4:00
Dificuldade : média. Algum desnível
Hora de partida 9:00
Seguro, água e abastecimento incluídos
valor: Ainda por definir



Domingo, 2 de Junho - Pelas arribas das praias de Sintra II



Percorremos trilhos de pescadores ao longo das arribas em direção a praia do Magoito com a praia da Aguda  sempre na linha do horizonte, sempre  ver o mar. Vamos poder observar o voo de inúmeras espécies que aqui habitam, recordar um respirar profundo e libertador, e sentir a liberdade que é podermos escolher estar ali naquele momento único. 




Ponto de Partida / Ponto de Chegada: Pinhal da Praia do Magoito

Extensão : 15 km
Duração : 3:00
Dificuldade : média. Algum desnível
Hora de partida 9:00
Seguro, água e abastecimento incluídos
valor: 5 euros





Inscrições e mais informações - catarinapardal@sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário